terça-feira, 7 de setembro de 2010

Reportagem Infeliz

Exercendo meu direito de cidadania, legalmente amparado pela constituição federal do Brasil nos art. 5°, IV e art. 220, sou livre pra expressar a minha opinião com relação a qualquer assunto.

Faz um tempinho que não apareço aqui pra postar nada, por motivos particulares, primeiro por falta de tempo e segundo por prioridades, estudando para um cuncurso público importante.

Explicados os motivos, não posso deixar de manifestar a minha indignação quanto à infeliz reportagem do último fantástico (domingo dia 05 de setembro de 2010) falando sobre a medicina alternativa. Vamos botar os pingos nos "is". Não se pode generalizar medicina alternativa expondo somente a fito terapia como fez o fantástico. Outra, não se pode, de forma alguma, julgar certas reações adversas supostamente, repito supostamente, causadas por uso de chás em poucos indivíduos.

Não sou médico e nem cientista, no entanto, posso por experiência afirmar que muito do que foi dito na reportagem não condiz com a verdade.

Fui criado desde bem pequeno cuidando de várias doenças com uso de chás e plantas medicinais, bem como imagino, a maioria da população. Sempre, repito sempre, obtendo resultados positivos nos tratamentos. Vou usar um exemplo do que foi mencionado no fantástico, uma senhora afirmou ter tomado chá de picão-preto (ou como mencionado picão da praia) e logo ficou inchada e passou mal. No início de minha infância fui diagnosticado com hepatite, nem sei dizer qual era o tipo, mas me causou muitos problemas, cansaço constante, olhos amarelos, falta de ânimo, problemas de fígado, causando muitas sessões de vômito, e várias vezes fiquei acamado. Pois bem, experimentei diversos tipos de tratamentos (ressalto nunca o uso de antibióticos ou de medicina convencional médico hospitalar) e o que me resultou em uma melhora elevada foi justamente o chá de picão-preto, nunca tive qualquer reação alérgica, nunca passei mal ou fiquei inchado após tomar o bendito chá. Diga-se de passagem, hoje estou curado da hepatite, ao menos é isso que indica um exame feito numa clínica apropriada. Não estou dizendo que o chá me curou, mas graças à Deus a doença sumiu. Agora falta saber se o que causou a reação estranha na senhora foi causada por uma reação alérgica a algum componente ativo da planta ou se foi devido à concentração do chá, ou se foi devido à combinação de algum outro remédio que ela pudesse ter tomado antes do chá. Sim, porque isso não foi mencionado na reportagem. E ainda falta saber se a planta que ela usou nesse chá, era realmente a planta certa. Lembrem-se que TUDO em exagero faz mal e pode matar. Até mesmo um chá, ou uma palnta. Quem nunca viu na TV alguém se matar tomando excesso de antibióticos? (modo clássico, né?)

Outra coisa que foi mencionado na tal reportagem foi que a babosa causa diarréia. Bem, quanto a isso eu realmente não sei, mas posso dizer que nunca, repito nunca, aconteceu comigo. Tenho babosa no meu quintal e, quase todos os dias tomo um pouco do cloasma (a "baba" da folha de babosa) misturado com um pouco de água mineral e limão e nunca me causou mal nem um.

Agora é claro, não é porque disseram que faz bem pra saúde que eu vou beber 2 litros de babosa, ou trocar uma refeição por um prato de babosa picada. Isso sim pode causar alguma reação colateral.

Quanto ao ponto principal da reportagem, e diga-se o mais ridículo. O tratamento alternativo que foi mostrado contra o câncer. Fico impressionado como é que alguém pode dar crédito a uma reportagem tão medíocre como essa. Tentar ridicularizar a fito terapia da forma como fizeram e pior, expor de forma cínica a doença de uma senhora de idade, tentando de todas as formas derrubar a fé daquela mulher. Será que ninguém conseguiu perceber que ela optou por não sofrer com tratamentos pesados de quimioterapia?

Não estou aqui defendendo que os tratamentos que a referida senhora estava adotando poderiam curá-la como a globo fez parecer. Mas quero lembrar que o câncer não possui cura conhecida, nem na medicina convencional (que tentaram tanto favorecer) nem na medicina alternativa seja lá qual for. Mesmo assim, os médicos que mostraram a cara na reportagem, de forma tendenciosa e maliciosa tentaram induzir os espectadores a crer que o tratamento alternativo seria a causa do retorno do câncer na senhora. Nada mais absurdo! Quero também lembrar que, mesmo pessoas que fazem tratamento por quimioterapia podem apresentar recaídas, e o retorno do câncer, que a quimioterapia ou a radioterapia não são garantias de cura, mas sim apenas uma forma de ataque mais forte contra uma doença ainda incurável. Ainda quero lembrar que, ao contrário da fito terapia, em que são raríssimos os efeitos colaterais, na quimioterapia e a radioterapia os efeitos colaterais são certos e conhecidos.

Gostaria de saber porque a mídia resolveu atacar de forma direta o uso de remédios naturais. Estranhamente a própria mídia faz apologia ao uso de produtos mais naturais como melhoria de qualidade de vida. E quanto aos remédios naturais? Ao invés de ficarem só atacando, porque não pesquisam e procuram comprovar os benefícios evidentes que as plantas possuem. Será que é porque não é lucrativo? Afinal compare o preço de remédios naturais com o preço dos antibióticos vendidos nas farmácias, qual dá mais lucro pras empresas?