terça-feira, 16 de dezembro de 2014

opinião

Faz tempo que não publico nada por falta de tempo (talvez) por falta de novidades ou falta de inspiração.
Bem, na verdade não vou postar nada demasiadamente grande, tão somente opinar sobre um documentário que acabo de ver.( e ainda nem vi 10 minutos dele). 
Um professor (suponho) falando sobre as razões do ateísmo, a semente da dúvida sobre a religião e os pucos augumentos que eu vi sobre o que ele tenta justificar. 
Em primeiro lugar, acho muito decepcionante pessoas instruidas se vestirem de um tom arrogante (impressão pessoal minha) para expor sua razões de acreditar ou desacreditar algo, sabe aque ar de "você tem de aceitar que eu estou certo e você está errado", ou "só é inteligente aqueles que concordam comigo"? 
O documentário inicia com um senhor fazendo questionamentos tais como "Se Deus não quer o mal, porque Ele permite o mal", questionamentos que qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento bíblico poderia responder. O mundo foi entregue nas mãos do maligno "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno." 1 João 5:19. Que o homem possui livre arbítrio para tomar suas próprias decisões e fazer aquilo que ele bem quiser tanto bom quanto mau. "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma". 1 Coríntios 6:12. Também sabe que Deus permitiu que o mal fosse praticado justamente por o homem ter se afastado Dele. "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém". Romanos 1:20-25.

Mas é claro que para manter o foco do documentário ele chamou apenas pessoas com títulos importantes tais como filósofos, historiadores, pesquisadores que compartilham da mesma descrença para dar crédito aos argumentos.
Daí o documentário prossegue falando sobre o WTC 11 de setembro e que por causa da religião foi cometido o atentado, que isso não tería acontecido se não houvesse a religião. Desnecessário dizer que o atentado sería cometido mesmo que todos fossem ateus, já que nunca ficou provado o envolvimento de terroristas mulcumanos no ataque de 11 de setembro nem tampouco qualquer relação religiosa. 
Mas muito me espanta uma pessoa instruida fazer tal acusação e, me espanta mais ainda, um senhor que se diz ateu, creditar a um ser que ele não acredita a razão de tais males. 
O mal existe  porque o homem escolhe mal e ser mau. 

"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22"
Newton mostrou que na física toda ação tem uma reação, então não aponte o dedo pra Deus responsabilizando-o pelas consequências dos atos dos homens nem tão pouco das suas escolhas.