sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Estudo Bíblico sobre praticas religiosas I

Primeiro preciso fazer algumas ressalvas antes de me julgarem como um fanático ou um tolo.
Todo cristão, seja de que segmento for, tem como Principal instrumento de estudo  a Bíblia Sagrada. E de forma alguma pode-se intitular cristão se não conhecer e obedecer as escrituras. "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." 1 João 5:3 
"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra". Oséias 6:3  
"Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros." 1 Samuel 15:22

Quero, nesse artigo, falar sobre uma prática religiosa que está bem evidente nessa época do ano. Pois bem, tenho procurado aprender mais da palavra de Deus e tenho estudado toda semana, de vez em quando me deparo com algumas coisas bem polêmicas. Quero deixar claro que não tenho nada contra Maria, e nem um cristão que tenha o mínimo de bom senso pode ter qualquer coisa tosca pra falar dela. Quero frizar que o que vou escrever não é de forma alguma um ataque à pessoa dela (nem se isso fosse possível). Maria - a mãe de Jesus - era uma mulher virtuosa, deve ser tomada como exemplo por toda mulher que queira ser vista de tal forma. O que a bíblia fala dela?

Lucas 1: 28 "E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
             29 " E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta."
             30  "Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus".

Mas o que ela própria falou?
 
Lucas 1:38 "Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela."
 
            "46  Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
            47   E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
            48  Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada"

Pois bem, feitas as ressalvas gostaria de entrar no estudo própriamente. Essa semana aqui no Pará é celebrado o Círio de "NOSSA SENHORA" da Conceição. Uma TRADIÇÃO católica que leva multidões para as ruas, em seguida vem as outras celebrações como os arraiais, comidas, bebidas e musica, enfim mais celebrações.
Vamos do princípio, a discussão que sempre gera muita polêmica entre cristãos católicos e evangélicos, o uso de imagens.
Particularmente sempre procuro fugir desse tipo de discussão porque a própria biblia diz pra não entrar em vãs discussões, mas a intenção aqui não é discutir ou polemizar mas esclarecer isso à luz da palavra de Deus, pois fora dela não se pode inventar nada e atribuir à Deus, ou à vontade Dele.

O que a Bíblia fala sobre imagens:
Exodo 20:01"Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
                02 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
                03 Não terás outros deuses diante de mim.
                04 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
               05 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam."

Podemos ver que é uma mandamento Expresso de Deus Pai que não se faça nem um tipo de imagem de escultura para prestar culto.

vejam:
Deuteronômio 04:
15 Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;
 16 Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de HOMEM OU DE MULHER;
17 Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus;
18 Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra;
19 Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.
20 Mas o SENHOR vos tomou, e vos tirou da fornalha de ferro do Egito, para que lhe sejais por povo hereditário, como neste dia se vê.

a bíblia não faz nem uma descrição física de Jesus, de Maria ou de qualquer dos apóstolos. Deus não queria que se forjassem imagens para que não caissem no pecado da idolatria. (idolatria: culto a ídolo, idolo = a imagem de escultura).

Já conversei com muitas pessoas sobre adoração à Maria, e todas sempre me dizem o mesmo: "não adoramos Maria"
tudo bem, eu até acredito que há uma boa intenção nisso, mas vamos analizar o quadro, o que significa adorar: segundo o aurélio "adorar -Render culto (a vida ou divindade); venerar, muito querido, amar extremamente. ".
Quantas pessoas eu já ouvi dizer "nossa Senhora é tudo pra mim", ou "ela é minha mãe e eu a amo profundamente", agora quantas celebrações existem no calendário católico especificamente para Maria, considerando todos os nomes que ela recebeu ao longo dos séculos. (N. S. das Graças, N. S. da Conceição, N.S. das Dores, N. S. de Fátima, N. S. Aparecida, entre outros). A biblia diz:
"Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." Mateus 4:10
 Claro que aqui Jesus está se dirigindo ao diabo durante a estada no deserto, mas vejam que a palavra é clara, só a Deus adorarás e só a Ele servirás. Deus não dá margem a especulações,
Vamos pensar um pouco, a intenção pode até ser de homenagear a mulher especial que Maria foi, mas quantas pessoas não se ajoelham perante a imagem, choram, se derramam e pagam penitências e promessas, isso não é adoração?  O pior é que se ajoelham diante de uma imagem que nem se sabe de quem é, já que ninguém viu à Maria.

Agora vejamos por outro ângulo, Maria sendo serva de Deus, cumpridora dos mandamentos e fiel aos ensinamentos, mulher virtuosa que era e dedicada ao Senhor, ela aprovaría essa prática?

Dentro dos estudos bíblicos que partcipo semanalmente me foi feita a seguinte pergunta "como você responderia se alguém argumentasse 'Ah, mas eu rezo pra santa e ela me atende!' ou 'eu fiz uma promessa e o meu pedido foi atendido'?" Eu, sem ter conhecimento da palavra no momento, respondi: "acho que pela fé empregada no pedido, Deus permite que o milagre aconteça". Pois bem, a resposta pra isso está na bíblia e não é, nem de longe, relacionada a fé.
 "O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus. Oséias 4:12"

podemos ver então, que não é a fé que faz o milagre nesses casos. A bíblia é bem clara, Deus estava falando à Israel que estava praticando idolatria, que quem respondia as orações aos idolos eram espíritos malignos. podem até dizer que não é a mesma coisa, pois estão rezando pros santos, mas pense a situação é exatamente a mesma.

 1 coríntios 10:
17 Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.
18 Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar?
19 Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
 20 Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

Pensando sobre esses versiculos acima, eu lembrei de um dia em que entrei num terreiro de macumba, sabe qual é a primeira coisa que você vê num lugar desses? uma área aberta e um altar ao fundo com muitas imagens, muitas mesmo, de todos os "santos", desde a imagem de Jesus, de Maria e todos os apóstolos, as mesmas que você vê num altar de igreja, junto as divindades da umbanda, candomblé, entre outos que nem sei de onde vieram. Nao é então, exatamente isso, os sacrifícios aos demônios? como vimos não pode-se beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios, então o que as imagens dos santos fazem no covíl destes?
Habacuque 2 :18 e 19 diz:


"Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos?
Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum."

Como disse no início não é minha intenção atacar Maria, e creio que não fiz isso nem de longe, o que foi mostrado aqui está relacionado as práticas religiosas que a a bíblia condena. Mas cada um é livre para escolher no que acreditar, mas não creio que um cristão que se preze vá querer bater de frente com a palavra de Deus, pois senão onde habita a fé deste?
Maria certamente não aceitaría qualquer tipo de devoção, pois ela mesma declarou ser a serva do Senhor, e o  Senhor não divide sua glória com ninguém.
"Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura" - Isaías 42:8;



"Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem"- Isaías 48:11;

Nenhum comentário:

Postar um comentário